Estratégia, Planejamento e Gestão para Resultados – Conceitos, Técnicas e Modelos

Carga Horária

16 horas

Instrutor

Odilon Neves
Apresentação Cursos

Apresentação

Em mundo cada vez mais dinâmico, transparente e conectado o sucesso das organizações passa a depender fortemente da capacidade de suas pessoas e equipes em atuarem de forma estratégica, captando, compreendendo e respondendo adequadamente às mudanças no ambiente e, em especial, nas expectativas dos clientes e partes interessadas quanto aos resultados produzidos.

Público Alvo

Público Alvo

Gestores, técnicos, auditores e assessores dos níveis estratégico e tático das áreas relacionadas à governança corporativa, ao planejamento e gestão da estratégia e gestão da inovação nas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor.

Mais Informações

Essa capacidade de ação depende do conhecimento de conceitos, de melhores práticas, de tecnologias e modelos que habilitam a compreensão dessas mudanças e a consequente adaptação das diretrizes e dos processos de negócio da organização. Depende, também, da capacidade de comunicação e mobilização de pessoas e de recursos para o alcance dos objetivos organizacionais.

Tais conhecimentos e habilidades são extremamente úteis, razão pela qual são muito valorizados nas organizações, assegurando um importante diferencial competitivo para os profissionais que os possuem.

O curso visa capacitar gestores, técnicos, auditores e assessores dos mais variados níveis e áreas, para compreenderem e atuarem sobre os fatores determinantes do desempenho e da geração de resultados, por meio de uma visão sistêmica das dinâmicas organizacionais, desde a elaboração da estratégia até a sua efetiva implementação.

Serão apresentados e discutidos métodos, técnicas, ferramentas e análises auxiliares ao processo de transformação organizacional, a partir do desenvolvimento de uma visão crítica sobre as soluções “mágicas” e da discussão dos temas que habilitam a formação de pessoas e equipes de alto desempenho.

Benefícios para os alunos

O conhecimento dos conceitos e das principais práticas e modelos para definição, planejamento, gestão e avaliação da estratégia nas organizações a partir de uma visão sistêmica e aplicável nos mais variados contextos e situações é um grande diferencial para os profissionais que fazem esse curso. A capacidade de compreender os fundamentos que definem as vantagens e riscos envolvidos nas escolhas estratégicas são competências extremamente importantes para as organizações do século XXI. A sólida base conceitual complementada por exemplos e práticas facilitam a compreensão dos conteúdos e sua correlação com as particularidades do contexto de atuação de cada profissional, resultando em proporcional aumento da capacidade de solucionar problemas estratégicos e entregar resultados, com maior prestação de contas e transparência às partes interessadas. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Conteúdo Programático

  • 1. Conceitos e Fundamentos

    • a. Níveis de Organização – As dependências e correlações que devem ser observadas

    • b. Governança e Gestão – De onde vem e para que serve a estratégia

    • c. Definição das Diretrizes - Importância das declarações para o sucesso organizacional

  • 2. Análise Estratégica

    • a. Análise do Ambiente Externo – Conhecendo o “inimigo” e o “campo de batalha

    • b. Análise do Ambiente Interno – Conhecendo a si mesmo

    • c. Identificação de Fatores Críticos de Sucesso – O que deve ser gerido com afinco

  • 3. Formulação da Estratégia

    • a. Escolha Estratégica – Utilizando o conhecimento para delimitar as expectativas

    • b. Definição do (novo) Modelo de Negócio – A visão sistêmica do que se pretende realizar

    • c. Construindo os Objetivos Estratégicos – Foco ou inclusão?

  • 4. Implementação e Avaliação da Estratégia

    • a. Desdobramento e Comunicação da Estratégia – A estratégia de todos e para todos

    • b. Aprendizagem Estratégica – A estratégia viva e em constante evolução

    • c. Gestão da Estratégia – Escolhas que afetam resultados e definem o sucesso da estratégia

Local/data de Realização

16 e 17/abril - Brasília (DF)

Valor por Participante
R$ R$ 1.920,00

Formas de Pagamento da Inscrição

  • Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
  • Demais: Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil:
    Agência = 3598-x Conta Corrente = 25253-0

Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67

Compartilhar