A governança corporativa tem sido incluída na pauta da alta administração das organizações públicas ante a crescente demanda da sociedade pela ampliação e melhoria da qualidade dos serviços que são ofertados pela Administração Pública.
Todos os agentes que participam de ações para implantação de governança corporativa nas organizações públicas, como integrantes de comitês e da auditoria interna, representantes das áreas de negócio, orçamentária, financeira, planejamento, recursos humanos e tecnologia da informação, bem como a alta administração da organização e seus assessores.
Neste contexto, destaca-se o documento publicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no final de 2013, intitulado “Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública”. Segundo o documento, “Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.
Com base no “Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública” elaborado pelo TCU, o participante estará em condições de compreendera estrutura do modelo de governança pública proposto até o ponto em que possa identificar algumas práticas para implantar mecanismos de governança.
O conteúdo desse treinamento permite que o participante inicie atividades de conscientização sobre o tema na sua organização.Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
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