Lei 13.303/2016: Da Licitação à Contratação Pública - Análise do Processo sob a Ótica dos Principais Riscos Relacionados

Carga Horária

24 horas

Instrutor

Sandro Bernardes
Apresentação Cursos

Apresentação

A doutrina há muito reclamava a expedição de um regulamento próprio para as empresas estatais. Isso foi atendido com a edição da Lei 13.303/2016, a qual, dentre outros objetivos, intenciona melhorar a governança de aquisições das empresas públicas e sociedades de economia mista, por meio de regras diferenciadas daquelas estabelecidas nas normas que anteriormente regiam a matéria, em especial, a Lei 8.666/1993.

Público Alvo

Público Alvo

Membros de comissão de licitação, advogados e pareceristas jurídicos, estudiosos do Direito, autoridades envolvidas com licitações, servidores das áreas de compras e logística de instituições públicas e fornecedores da Administração Pública.

Mais Informações

A referida norma já se encontra em vigor, estabelecendo, contudo, o período de 24 meses para que seja implementada pelas instituições que serão por ela abrangidas. A norma sugere, ainda, a edição de regulamento por parte das empresas no mesmo prazo, que findará em junho de 2018, o que demanda, então, atuação imediata das empresas do estado.

Junte-se a isso a necessidade de se administrar os riscos das licitações. Com efeito, os órgãos de controle, sobretudo os Tribunais de Contas, têm exigido que as instituições públicas analisem e gerenciem tais riscos. O presente curso examinará, então, o que há de mais relevante acerca do assunto e dotará o aluno de referencial teórico e prático que permitirá examinar os principais riscos inerentes à contratação pública, tendo em conta o seguinte referencial normativo: Lei 8.666/1993, 10.520/2002, Decreto 7.892/2013. Será levado em conta ainda a jurisprudência atual do TCU.

O curso tem por objetivo dotar o aluno de referencial teórico e prático que permita o controle, acompanhamento e fiscalização do fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes em um contrato administrativo e examinar os principais riscos inerentes à contratação pública, tendo em conta o seguinte referencial normativo: Lei 8.666/1993, 10.520/2002, Decreto 7.892/2013. Será levado em conta ainda a jurisprudência atual do TCU.

Benefícios para os alunos

Permitir aos participantes realizar com facilidade os processos de contratação pública, tornando-o apto a gerir recursos públicos e empregá-los com eficiência; proporcionar aos cursistas a compreensão dos pontos críticos do processo de contratação pública, a partir da análise dos principais pontos do processo de contratação; e mitigar riscos de que os processos de contratação contenham erros, a partir dos principais entendimentos do Tribunal de Contas da União. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Conteúdo Programático

  • 1. Demanda inicial

    • Demanda inicial

  • 2. Planejamento da Licitação (Fase Interna do Procedimento)

    • a. Levantamentos iniciais: estudos técnicos preliminares

    • b. Alinhamento da contratação aos planos do órgão
      • - Especificação do objeto: opção por parcelar (ou não), indicação de marcas, padronização, enquadramento (bens ou serviços) e resultados pretendidos (Quantitativos estimados; Definição da demanda; Uso de ata de registro) 

    • c. Análise de mercado: licitar ou contratar diretamente?

    • d. Motivação da contratação ? Elaboração de termo de referência ou projeto básico

    • e. Estimativas para precificação (pesquisas de preços) ? Adequação orçamentária

    • f. Edital: parecer técnico e jurídico.

  • 3. Seleção do Fornecedor / Prestador dos Serviços

    • a. Edital: apreciação de impugnações / Realização de vistorias

    • b. Licitações do tipo técnica e preço: distribuição de pontos

    • c. Participação de Microempresas e empresas de pequeno porte; Participação de empresas com sócios em comum

    • d. Registro junto a Conselhos Profissionais / Comprovação de experiências anteriores: atestados e certidões

    • e. Análise da situação econômico financeira por meio de índices

    • f. Atuação dos membros das comissões e/ou pregoeiro / Segregação de Funções / Realização de diligências

  • 4. Gestão do Contrato

    • a. Divergências entre a minuta X contrato firmado

    • b. Duração do contrato: enquadramento do objeto e suas implicações

    • c. Formalidades para a alteração

    • d. Limites para alteração (Possibilidade de ultrapassagem dos limites legalmente estabelecidos; Limites quantitativos e qualitativos; Transfiguração de objeto ? contrato guarda-chuva)

    • e. Liquidação/Pagamentos (Não efetivação, por parte de empresa terceirizadora de serviços; Medição de resultado)

    • f. Fiscalização do contrato (Edição de ato normativo; Designação do fiscal e outros relacionados: fiscal (técnico e administrativo), gestor e preposto; Nível de capacidade e número de contratos a serem acompanhados; Registro das ocorrências; Encargos trabalhistas e previdenciários)

    • g. Reajuste, reequilíbrio e repactuação

    • h. Subcontratação

    • i. Encerramento do contrato: recebimento definitivo (e provisório) do objeto (análise da compatibilidade do previsto emconfronto com o que é recebido; Não cumprimento do objeto: rescisões e anulações)

    • j. Não autuação de processo em desfavor de fraudadores (Penalidades aplicáveis; Extensão das penalidades; Sistemas informativos de penalidades)

Local/data de Realização

20 a 22/maio - Brasília (DF)

Valor por Participante
R$ 2.760,00

Formas de Pagamento da Inscrição

  • Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
  • Demais: Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil:
    Agência = 3598-x Conta Corrente = 25253-0

Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67

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