A doutrina há muito reclamava a publicação de um regulamento próprio para as empresas estatais. Isso foi atendido com a edição da Lei 13.303/2016, a qual, dentre outros objetivos, intenciona melhorar a governança de aquisições das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, por meio de regras diferenciadas daquelas estabelecidas nas normas que anteriormente regiam a matéria, em especial, a Lei 8.666/1993.
Membros de comissão de licitação, advogados e pareceristas jurídicos, estudiosos do Direito, autoridades envolvidas com licitações, servidores das áreas de compras e logística de instituições públicas e fornecedores da Administração Pública.
A Lei 13.303/2016 já se encontra em vigor, estabelecendo, contudo, o período de 24 meses para que seja implementada pelas instituições que serão por ela abrangidas. A norma sugere, ainda, a edição de regulamento por parte das empresas no mesmo prazo, que findará em junho de 2018, o que demanda, então, atuação imediata das empresas do estado.
As novas regras constantes das Lei das Estatais são claramente inspiradas na Lei 12.462/2011, bem como em disposições da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, a nova lei apresenta disposições estabelecedoras de situações bastante diferenciadas, como as relacionadas às dispensas de licitações, atuação dos pareceristas jurídicos e contratações integradas e semi-integradas, estas últimas sendo absoluta novidade do regime.
Outras diferenças significativas em relação à Lei 8.666/1993 também merecem destaque, tais como: matriz de riscos, remuneração variável dos contratos e imposição de que sempre haja a concordância do contratado, no caso de alteração do contrato, providências típicas do direito privado. Sendo assim, necessário se faz reexaminar o contexto jurídico, para, ao fim, elaborar um esboço de regulamento aplicável à empresa, a partir de seu setor de atuação.
O curso visa dotar o aluno de referencial teórico e prático que permita a realização de processos licitatórios sob a Lei 13.303/2016 e examinar os principais riscos inerentes à contratação pública, tendo em conta o atual referencial normativo aplicável (Lei 8.666/1993, 10.520/2002, 12.462/2011 e Decreto 7.892/2013), comparando-o com a regramento determinado pela Lei das Estatais, bem como elaborar um esboço do Regulamento de Contratações.
Permitir aos participantes realizar com facilidade os processos de contratação pública, tornando-o apto a gerir recursos públicos e empregá-los com eficiência; proporcionar aos cursistas a compreensão dos pontos críticos do processo de contratação pública, a partir da análise dos principais pontos do processo de contratação; e mitigar riscos de que os processos de contratação contenham erros, a partir dos principais entendimentos do Tribunal de Contas da União. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
24 a 26/junho - Brasília (DF)
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67