Desenvolvendo um Processo de Gestão e Operação de Serviços Digitais na Administração Pública

Carga Horária

20 horas

Instrutor

Fábio de Souza
Apresentação Cursos

Apresentação

Compreender e aplicar princípios de transformação digital no Setor Público é fundamental para identificar oportunidades e utilizar o potencial que as novas tecnologias podem trazer para o desenvolvimento de serviços públicos eficazes. O uso de chatbots para atendimento ao cidadão, inteligência artificial, processamento de linguagem natural, algoritmos preditivos para monitorar e reconhecer problemas antes mesmo que eles aconteçam, são apenas alguns componentes que podem potencializar serviços digitais. Por outro lado, o desenvolvimento de serviços digitais vai muito além da inovação tecnológica, além disso é um processo de governança, transformação e adaptação contínua na estratégia, gestão e operação desses serviços, sobretudo na forma como as organizações públicas gerenciam e entregam esses serviços ao cidadão.

Público Alvo

Público Alvo

Gestores públicos e técnicos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos níveis estratégico e tático, gestores e técnicos das áreas de transformação digital, gestão de serviços públicos, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas, projetos e processos, Gestores e equipes das áreas de tecnologia e tecnologia da informação, Gestores e equipes de Escritórios de Processos e de Projetos.

Mais Informações

Um modelo de governança e uma estratégia de transformação digital orientada para serviços públicos digitais pode representar um salto significativo na qualidade da gestão e das operações nas organizações. Ao considerar nesses modelos aspectos como conectividade, canais digitais, uso da internet, capital humano e a participação de diversos atores para o desenho de serviços públicos digitais inovadores e efetivos é possível gerar diferenciais significativos para novos serviços que realmente agregam valor ao cidadão. Essas são apenas algumas formas de se moldar a estratégia de transformação a partir de um modelo coerente de governança, transformação e gestão de serviços digitais.

Organizações Públicas que aprendem a inovar em seus serviços a partir de transformação digital habilitam e direcionam suas capacidades para terem maior acessibilidade do cidadão aos serviços públicos, processos de comunicação e interações mais ágeis, efetivas e personalizadas, reduzindo diversas camadas de burocracia, de filas e de custos ao tempo que ganham maior agilidade em seus processos de trabalho. Todavia, para implementação de um modelo de governança digital capaz de tornar esses serviços realmente responsivos é necessário que servidores públicos sejam capacitados não apenas para desenvolver e implantar esses modelos, mas também para planejar e transformar serviços obsoletos em novos serviços digitais (inovação), bem como criar serviços que otimizem e/ou automatizem processos e reduzam custos. Nesse ponto, equipes bem preparadas para condução e a consequente implementação desse modelo de gestão podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um ou de vários serviços digitais.

Nesse curso, a partir de uma abordagem prática, serão utilizados os principais conceitos, ferramentas e práticas sobre governança digital e transformação digital com foco na gestão e operação de serviços digitais, sendo que esse enfoque prático será dado sobre a estratégia de inovação e transformação digital de serviços públicos.

Benefícios para os alunos

O participante será capaz de compreender os principais conceitos sobre Transformação Digital e Governança Digital que se relacionam ao desenvolvimento, gestão e operação de Serviços Públicos Digitais eficientes, bem como monitorar e avaliar os nível de maturidade de sua organização para desenvolvimento, gestão e operação e melhoria contínua desses serviços.Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Conteúdo Programático

  • 1. Transformação Digital e Serviços Digitais

    • a. Transformação Digital no Governo: Conceitos e Fundamentos;

    • b. Serviços Digitais na Administração Pública: Casos Práticos no Brasil e no Mundo;

    • c. Governança Digital para Serviços Públicos;

    • d. Prática: Desenvolvendo um Modelo de Governança Digital para Serviços.

  • 2. Estratégia de Serviços e Portfólio de Serviços

    • a. Desenvolvendo Serviços Digitais: Panorama e Melhores Práticas;

    • b. Estratégias para Transformação Digital;

    • c. Construção do Catálogo de Serviços;

    • d. Prática: Desenvolvimento de Estratégia de Transformação Digital.

  • 3. Operação de Serviços Digitais

    • a. Planejando a Gestão e Operação de Serviços Digitais;

    • b. Melhores práticas para Gestão e Operação de Serviços Digitais;

    • c. Prática: Plano de Gestão e Operação de Serviços Digitais.

  • 4. Maturidade e Melhoria Contínua

    • a. Monitoramento e Avaliação de Serviços Digitais;

    • b. O papel das Redes Sociais;

    • c. A Interação com o Cidadão;

    • d. Prática: Aplicação de um modelo de Avaliação de Maturidade em Serviços Digitais;

Local/data de Realização

20 a 22/maio - Brasília (DF)

Valor por Participante
R$ R$ 2.400,00

Formas de Pagamento da Inscrição

  • Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
  • Demais: Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil:
    Agência = 3598-x Conta Corrente = 25253-0

Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67

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